Como fazer o currículo americano

Se você quer concorrer a uma vaga nos Estados Unidos, confira como fazer o currículo americano.
Se você está morando nos Estados Unidos ou planejando fazer o visto para morar lá, você precisará fazer seu currículo em inglês. O modelo americano de currículo mais utilizado se chama Resumè, ele tem um tamanho menor que o tradicional Curriculum Vitae. Ele deve ter entre uma e duas páginas. Porém, não existe um layout específico como na Europa, você deve fazer um currículo de acordo com a sua área de atuação. Confira a seguir algumas dicas para deixar seu currículo mais atrativo para os recrutadores.

 

O que é uma Cover Letter?

A Cover Letter é a sua Carta de Motivação para o cargo pretendido para trabalhar nos Estados Unidos. Os americanos valorizam muito essa carta. Ela deve ser exclusiva para cada empresa e para cada cargo que você almejar. Descreva porque você gostaria de trabalhar na empresa e ocupar aquela posição. Conte sua experiência profissional e mostre que você é apto para ocupar o posto de trabalho. A sua Cover Letter deve ter uma página e deve “vender” o que você tem de melhor, sempre com coerência para a descrição da vaga.

 

Cartas de recomendação

Antes de procurar emprego ou fazer o visto para morar nos Estados Unidos, peça cartas de recomendação para os seus melhores professores, gerentes, chefes e diretores das empresas para qual você trabalhou no seu país de origem. Peça a carta em papel timbrado, em inglês, com assinatura, contatos e data.

Além disso, você pode solicitar Recomendações pelo seu perfil no LinkedIn para pessoas que trabalharam com você ou que estudaram juntos na faculdade. O LinkedIn é uma ótima forma de manter sua rede de relacionamentos ativa. Mas lembre-se: sempre que alguém recomendar você, retribua, gentileza gera gentileza.

 

Modelo de Currículo Americano – Resumè

Confira um modelo de currículo americano e as informações que precisam estar contidas nele para se candidatar às vagas nos Estados Unidos:

 

1.Personal Information ou Personal Profile

No primeiro espaço insira as suas informações pessoais.

  • Full name (nome completo):
  • Address (endereço):
  • Phone (telefone):
  • Mobile (celular):
  • E-mail: (e-mail pessoal e de preferência nome e sobrenome, não apelidos):
  • Website: (site de possuir, ou link do seu perfil do LinkedIn):

Se você já tiver um endereço e telefone dos Estados Unidos, melhor. Se ainda estiver no Brasil, deixe claro que está com uma mudança agendada para os Estados Unidos.

 

2. Objective

Nesse item coloque seus objetivos profissionais e qual o cargo pretendido.

Por exemplo: “Marketing Manager”, “Business Analyst”, “IT Consultant”, etc.

 

3. Educational background ou Qualifications Summary

Aqui, você deve inserir sua Formação Acadêmica e seus títulos, com nome do curso, instituição e ano de início e de término. Não é necessário colocar ensino fundamental e médio, comece pelo Ensino Superior, MBAs, Mestrado, etc.

 

4. Work experience

Informe aqui a sua Experiência Profissional, como o nome da empresa, cargo que ocupou, o período e uma breve descrição das atividades desenvolvidas. Os meses devem ser abreviados: Jan, Feb, Mar (sempre em inglês). Escolha os três últimos cargos que ocupou ou os cargos de maior destaque. Já no LinkedIn você pode colocar toda a sua trajetória e descrever com mais tempo (não há limite de páginas no LinkedIn).

 

5. Languages and Skills

Informe aqui a sua proficiência em línguas (nativo, fluente ou avançado) e quais suas habilidades (comunicativo, organizado, perfil de líder, trabalho em equipe ou mais específicos com a sua função).

 

6. Extracurricular activities ou “Courses”

Nesse espaço coloque informações adicionais, como trabalhos voluntários, prêmios, publicações, certificações, exames de proficiência em inglês, entre outras informações que sejam relevantes para o recrutador.

 

Conclusões do currículo americano

Lembre-se que um currículo americano, canadense, australiano ou para qualquer país do mundo, não pode conter erros de digitação e ortografia. Leia bem ou peça para alguém corrigir. Além disso, se coloque no lugar do recrutador: você escolheria o seu currículo/candidato para uma entrevista? Será que você vendeu bem o seu peixe? Mostre o que você tem de melhor. Você tem apenas 8 segundos para chamar a atenção do recrutador! Por isso, capriche!

 

fonte: https://vagaspelomundo.com.br/carreira/como-fazer-o-curriculo-americano/#:~:text=O%20modelo%20americano%20de%20curr%C3%ADculo,a%20sua%20%C3%A1rea%20de%20atua%C3%A7%C3%A3o
Share this Job :
Facebook
Twitter
LinkedIn
blog & news

Latest News for you.

The latest and Best news inspired by Job Space!